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Assistência
Farmacêutica

ORIENTAÇÕES GERAIS QUANTO AO USO CORRETO E CUIDADOS COM MEDICAMENTO

Uso racional de medicamentos

O uso racional de medicamentos acontece quando a pessoa recebe o remédio certo para sua condição clínica, na dose adequada, pelo tempo necessário e com o menor custo possível, tanto para ela quanto para a comunidade.

O uso incorreto, em excesso ou em quantidade insuficiente, pode trazer riscos à saúde e gerar desperdício de recursos.

Confira as dicas abaixo e faça um uso consciente

Você sabia que o uso inadequado de medicamentos e a falta de orientações sobre o uso correto e seus efeitos podem prejudicar a sua saúde?

Para garantir a segurança dos pacientes e a eficácia dos tratamentos, a Unimed Criciúma conta com uma equipe de farmacêuticos que desenvolve, diariamente, ações de assistência e orientação sobre o uso de medicamentos.

Confira algumas dicas sobre utilização, armazenamento e descarte:

O uso incorreto de medicamentos pode:

  • Mascarar os sintomas de uma doença mais grave;
  • Anular ou potencializar a ação de outros medicamentos;
  • Aumentar a resistência de microrganismos;
  • Desenvolver reações alérgicas e, em casos mais graves, causar dependência ou até levar ao óbito.

Importante: Use medicamentos apenas com orientação de profissionais habilitados, como médicos, dentistas ou farmacêuticos.

RECOMENDAÇÕES AO PACIENTE

Durante as consultas

Leve sempre com você uma lista contendo:

  • Medicamentos que você usa, incluindo fitoterápicos, homeopáticos, vitaminas e anticoncepcionais (inclusive os sem receita);
  • Diagnósticos e tratamentos anteriores;
  • Alergia a medicamentos ou reações adversas já apresentadas;
  • Dificuldade para engolir cápsulas ou comprimidos;
  • Hábitos que podem interferir no uso de medicamentos, como o consumo de álcool, tabagismo e outros;
  • Mulheres grávidas, amamentando ou com intenção de engravidar, informe o profissional. Alguns medicamentos podem ser contraindicados.

Importante: Ao receber uma receita, verifique se a letra está legível. Em caso de dúvida, pergunte.

Compra ou recebimento de medicamentos

Ao comprar ou receber o medicamento, confira se ele é exatamente o que foi receitado para você:

  • Verifique a validade na embalagem e nunca utilize medicamentos vencidos, pois podem causar reações alérgicas, efeitos adversos ou perder a eficácia;
  • Não aceite medicamentos que estejam com a embalagem aberta, amassada, lacre rompido, apagado ou borrado;
  • Peça orientações ao farmacêutico sobre o uso correto do medicamento e solicite que anotem as doses e horários para facilitar o seu tratamento;
  • Antibióticos e medicamentos com tarja vermelha ou preta na embalagem só devem ser adquiridos mediante apresentação de receita médica, pois podem causar dependência física ou psíquica;
  • Evite a automedicação. Medicamentos vendidos sem receita podem causar intoxicação e colocar sua saúde em risco.

Importante: Os medicamentos receitados devem ser obtidos somente em unidades de saúde, farmácias e drogarias legalizadas. O comércio de medicamentos em lojas de conveniência, feiras, supermercados, entre outros, não é permitido e você não terá garantia da procedência do produto.

CUIDADOS EM CASA

Nunca use medicamentos indicados por outras pessoas, mesmo que seus sintomas pareçam iguais.
Doenças diferentes podem apresentar sinais semelhantes, mas usar o remédio errado, sem orientação adequada, pode prejudicar ainda mais a sua saúde.

Armazenamento

  • Mantenha seus medicamentos em local protegido, fora do alcance de crianças e animais domésticos;
  • Conserve-os sempre na sua embalagem original (blíster, cartela metálica e caixa), acompanhados da bula;
  • Evite exposição à luz, umidade e calor. Mantenha-os longe de insetos, roedores, alimentos e produtos químicos de limpeza, pois isso pode alterar a qualidade, reduzir a eficácia ou causar efeitos tóxicos;
  • Medicamentos que precisam ser refrigerados devem ser armazenados na parte interna da geladeira, nunca na porta ou perto do congelador, para evitar variações de temperatura.

Importante: Locais quentes como a cozinha, e úmidos, como o banheiro não são adequados para guardar medicamentos.

Administração e uso do medicamento

Lave as mãos antes de administrar o medicamento;

  • Verifique se o medicamento é de uso interno (oral ou injetável) ou externo (pomadas, cremes, supositórios, gotas para olhos ou ouvidos).
  • Siga a prescrição corretamente: quantidade, horários e duração do tratamento;
  • Complete o tratamento mesmo se os sintomas melhorarem, pois o alívio não significa cura completa;
  • Confirme se o medicamento deve ser tomado em jejum, antes, durante ou após as refeições (jejum deve ser administrado com o estômago vazio, ou seja, 30 a 60 minutos antes ou 2 horas após as refeições);
  • Não corte comprimidos, não mastigue ou abra as cápsulas, exceto se você tenha sido orientado pelo profissional;
  • Tome o medicamento com um copo cheio de água (aproximadamente 200 mL). Evite refrigerantes, chá, café, bebidas quentes, leite, sucos e alimentos;
  • Evite consumir bebidas alcoólicas durante o uso de medicamentos, pois essa combinação pode ser perigosa;
  • Se suspeitar de superdose ou ingestão acidental, especialmente por crianças, procure atendimento médico imediatamente;
  • Em caso de esquecimento da dose, consulte seu médico ou farmacêutico. Nunca tome dose dupla no mesmo dia.
  • Se notar efeitos indesejados, consulte a bula para identificar possíveis reações adversas e, se necessário, procure um médico.

Importante: Não use medicamentos indicados por outras pessoas, mesmo que os sintomas sejam semelhantes. Doenças diferentes podem apresentar sinais parecidos, e usar o medicamento errado pode prejudicar sua saúde.

DESCARTE DOS MEDICAMENTOS

O uso indiscriminado de medicamentos e o descarte incorreto podem causar sérios danos à saúde e ao meio ambiente

  • Não guarde medicamentos que você não utiliza mais ou que estejam vencidos;
  • Não reutilize frascos vazios para outros fins, isso pode causar intoxicação medicamentosa;
  • Não descarte restos de medicamentos no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário. Por serem substâncias químicas, podem contaminar o solo e a água;
  • Embalagens de papel e bulas que não tiveram contato direto com o medicamento podem ser descartados na reciclagem comum;
  • Para o descarte correto, separe os medicamentos vencidos ou em desuso e leve até um posto de coleta. Muitas farmácias, drogarias e unidades de saúde oferecem esse serviço.

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Adesão ao tratamento

Seguir corretamente a prescrição médica e as orientações da equipe de saúde é o principal fator para o sucesso do tratamento e para alcançar melhores resultados. A adesão consciente faz toda a diferença na recuperação e na qualidade de vida do paciente.

Não deixe pra última hora

Mantenha sempre o controle das suas medicações em casa. Ao iniciar a última caixa, já providencie a reposição. Evitar a falta do medicamento é essencial para garantir a continuidade e a eficácia do tratamento.

Esquecimento da dose diária do quimioterápico

Se esquecer de tomar a dose diária do seu quimioterápico, não retome o tratamento por conta própria. Consulte a bula do medicamento ou entre em contato com o serviço responsável para receber a orientação correta.

Preparação para infusão/medicação

  •  Se você receber KITs com seringas, agulhas e/ou frascos de vidro, após o uso armazene-as em recipiente rígido com tampa (como garrafa pet, lata de leite em pó, etc). Depois, devolva no local onde o produto foi retirado ou em um ponto de coleta apropriado;
  • Caixas, cartelas metálicas e frascos vazios de medicamentos quimioterápicos ou imunológicos fornecidos pelo setor de Quimioterapia do Hospital Unimed Criciúma devem ser devolvidos na próxima consulta, para que o descarte seja feito de forma segura e adequada.

Contato

Para informações sobre solicitação de medicações com cobertura da ANS, autorizações ou dúvidas relacionadas a quimioterápicos ou imunobiológicos, entre em contato pelo telefone/WhatsApp  (48) 3431-5909 — opção 10 e, em seguida, opção 4 ou envie um e-mail para
quimioterapia@criciuma.unimedsc.com.br.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 18:30h. Para dúvidas sobre demais medicamentos, conte com o suporte das farmacêuticas da Unifarma (Farmácia do Grupo Unimed Criciúma), pelo telefone/WhatsApp: (48) 2102-2999. Esse serviço está disponível 24 horas.

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