Imagem ícone lista Imagem menu close
Imagem referente ao setor Centro Cirúrgico

Centro Cirúrgico

O Centro Cirúrgico do Hospital Unimed Criciúma é pioneiro há mais de uma década em inovação, segurança e excelência na qualidade do atendimento. Com uma equipe multidisciplinar, que busca, frequentemente, atualizações técnico-científicas, garante aos pacientes melhores resultados na linha cirúrgica.

Seguindo o conceito do cuidar, é norteado pela integralização de ações multiprofissionais por meio da elaboração de um plano de cuidados específicos para cada paciente, com a busca de atender suas necessidades clínicas, valores éticos e culturais.

Técnicas Cirúrgicas
A cirurgia minimamente invasiva, referenciada internacionalmente por diversos protocolos, como um dos melhores métodos de tratamento cirúrgico, aplica-se no Centro Cirúrgico do Hospital Unimed Criciúma como escolha pela maioria de nossos médicos. Desta maneira, é propiciado ao paciente condições para uma recuperação pós-cirúrgica acelerada.

Certificações
Dentre as certificações, o Centro Cirúrgico ganha destaque quanto as práticas relacionadas ao Processo de Esterilização de Materiais Cirúrgicos. O Hospital Unimed Criciúma foi reconhecido na máxima qualidade do processo pela empresa 3M do Brasil, sendo classificado na categoria Black Diamond. A premiação mantém-se ao longo dos anos.

Acreditação Hospitalar
Possui também o Selo de Acreditação Hospitalar, que simboliza o desempenho organizacional e de segurança no atendimento ao cliente. Cirurgia segura, recuperação acelerada e satisfação é o resultado que você encontrará aqui.

Cirurgia Segura
A instituição hospitalar adota as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), dando seguimento a política nacional de maior consciência e comprometimento à segurança do paciente. Desde 2012, atua com o programa de Cirurgia Segura, no qual propõe a prevenção de ocorrência de eventos não esperados durante a prestação da assistência. Juntamente, segue os protocolos de anestesia segura, manejo da sede, normotermia, antibioticoprofilaxia, auditorias internas e acompanhamentos de indicadores da assistência cirúrgica.

Imagem referente ao setor Quimioterapia

Quimioterapia

O setor de Quimioterapia é composto por uma equipe especializada e acolhedora, numa estrutura confortável com modernos equipamentos, garantindo a qualidade na assistência em todas as etapas do atendimento ao paciente e seus familiares. Trabalhamos com o que há de melhor e mais recente no tratamento oncológico. Com frequente participação em congressos nacionais e internacionais, nossos profissionais buscam a reciclagem do saber para oferecer um cuidado cada vez mais humanizado e eficiente ao paciente.
O foco da equipe multidisciplinar é minimizar os efeitos colaterais, identificando-os precocemente e fazendo com que o paciente, em toda fase do tratamento, sinta-se seguro fisicamente e espiritualmente.

A equipe é formada por:

  •  Médicos oncologistas e hematologistas;
  •  Enfermeira e técnica de enfermagem;
  •  Farmacêutica;
  •  Psicóloga;
  •  Nutricionista;
  •  Fisioterapeuta;
  •  Assistente administrativa.

Dentre os tratamentos, oferecemos:

Quimioterapia: utiliza medicamentos injetáveis ou por comprimidos, com o objetivo de destruir ou bloquear o crescimento das células cancerosas.

Hormonioterapia: Utiliza medicamentos para alterar a ação dos hormônios naturais do corpo, impedindo que atinjam as células de câncer, parando o seu crescimento.

Imunoterapia: Medicamentos que estimulam as próprias defesas normais do corpo, ajudando o sistema imunológico a combater e destruir as células tumorais.

Horário de atendimento:
O Serviço de Quimioterapia funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18 horas.

Endoscopia

O Hospital Unimed Criciúma possui um completo centro de Endoscopia, onde são oferecidos exames de Endoscopia Digestiva Alta, Broncoscopia, Colonoscopia e Colangiopancreatografia Retrógada Endoscópica (CPRE), atendendo dentro do hospital, onde os pacientes contam com atendimento de equipe médica e técnica altamente qualificadas, bem como equipamentos de última geração que permitem imagens em alta definição. Dentre os exames endoscópicos oferecemos:
Ícone prancheta de questionário

Endoscopia Respiratória ou Broncoscopia

A Endoscopia Respiratória ou Broncoscopia é um exame para visualização das vias aéreas incluindo as fossas nasais, nasofaringe, laringe, traquéia e brônquios como apoio ao diagnóstico de doenças como tumores, infecções, estenoses, corpos estranhos, entre outros males. O exame permite tanto a visualização quanto a realização de biópsias e coleta de secreções para posterior análise laboratorial.

Ver mais
Ícone prancheta de questionário

Colonoscopia

O exame de colonoscopia é realizado para diagnóstico e tratamento de doenças que acometem o cólon e o reto. O exame é utilizado para retirada de pólipos, retirada de corpo estranho, dilatações estenoses, sangramentos e mucosectomia. A colonoscopia pode ser feita sem sedação, com sedação leve ou com sedação mais profunda, onde neste último caso, um anestesiologista é chamado para acompanhar o exame. O tempo de exame é variável, podendo durar entre vinte minutos a uma hora. Após a realização a sedação realizada leva ainda algum tempo para desaparecer completamente e por isso os pacientes devem estar acompanhados e podem permanecer ainda até duas horas no local do exame até ser liberado pelo médico. O paciente não deve mais trabalhar, dirigir veículos, nem operar máquinas pesadas neste dia. Para realizar a colonoscopia, o cólon deve estar completamente limpo para que o médico possa ver a mucosa do cólon sem interferências. É realizada uma dieta de dois dias para poder limpar bem o intestino. É de muita importância seguir esta dieta para que o exame seja concluído com sucesso e não tenha a necessidade de marcar novamente. Ao agendar o exame a equipe do setor encaminhará a dieta com os horários dos medicamentos.

Ver mais
Ícone prancheta de questionário

Endoscopia digestiva alta

A endoscopia digestiva alta é um exame cujo objetivo é visualizar diretamente a parte superior do trato gastrointestinal, composta pelo esôfago, estômago e duodeno. Este exame é indicado como procedimento terapêutico, uma vez que é considerado um método minimamente invasivo e não requer incisões na região abdominal. É através da endoscopia que são feitos procedimentos como a colocação de balão intragástrico para tratamento da obesidade, colocação de sondas em pacientes com dificuldades de deglutição, realização de gastrostomia (via de alimentação para pessoas debilitadas), retirada de pólipos, ligadura elástica/escleroterapia de varizes esofágicas, remoção de corpos estranhos (moedas engolidas por crianças, alimentos impactados no esôfago e faringe), tratamento de lesões sangrantes (úlceras, lesões vasculares, tumores), dilatação de estenoses (do esôfago, estômago e duodeno).

Ver mais
Ícone prancheta de questionário

Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica do pâncreas

A colangeopancreatografia retrógrada endoscópica do pâncreas, conhecida apenas como CPRE, é um exame que serve para diagnosticar doenças no trato biliar e pancreático, como pancreatite crônica, colangite ou colangiocarcinomas, por exemplo. A maior vantagem deste exame é que, além de permitir fazer o diagnóstico sem cirurgia também pode tratar problemas mais simples, retirando pequenas pedras que estejam no local ou até alargando os canais biliares com a colocação de um stent. No entanto, a CPRE normalmente está reservada para casos em que outros exames de imagem mais simples, como ecografia ou ressonância magnética, não foram capazes de confirmar ou despistar um diagnóstico. Indicações Atualmente, a CPRE é uma técnica preferencialmente terapêutica e não diagnóstica. A principal razão para esta evolução deve-se à utilização de técnicas diagnósticas menos invasivas, tais como a tomografia computorizada, a endoscopia ou a ressonância magnética que ajudam a selecionar os doentes que necessitam de CPRE. A CPRE está indicada na avaliação e no tratamento das seguintes situações de doença biliar e pancreática: * Obstrução biliar secundária à presença de cálculos * Estenoses benignas e malignas do ducto biliar * Fístulas biliares * Pancreatites agudas recorrentes de causa desconhecida * Pancreatite crônica * Litíase sintomática do canal pancreático * Tratamento de pseudoquistos pancreáticos sintomáticos * Diagnóstico de neoplasias malignas do pâncreas, através da realização citologia e biópsias Como se preparar para o exame O preparo para o exame de CPRE normalmente inclui o jejum de 8 horas, durante as quais se deve evitar comer ou beber. No entanto, é importante falar com o médico antes do exame para saber se é necessário mais algum tipo de cuidado, como deixar de tomar um medicamento específico, por exemplo. Além disso, como o exame é feito com anestesia, é recomendado levar uma pessoa para que se possa regressar a casa em segurança. Possíveis riscos do exame O CPRE é uma técnica relativamente frequente e, pro isso, o risco de complicações é muito baixo. No entanto, pode surgir: * Infecção dos canais biliares ou pancreáticos; * Hemorragia; * Perfuração dos canais biliares ou pancreáticos. Por ser um exame feito com anestesia geral, também existe o risco de desenvolver reações adversas aos anestésicos utilizados. Por isso, antes do exame é muito importante informar o médico caso se tenha tido algum problema com a anestesia no passado. Contraindicações da colangeopancreatografia A colangeopancreatografia retrógrada endoscópica do pâncreas (CPRE) é contraindicada em pacientes com pancreatite aguda, com suspeita de pseudocisto pancreático e durante a gravidez, porque utiliza radiação ionizante. O CPRE é contraindicado em pacientes com marcapasso, corpos estranhos intraoculares ou clipes de aneurisma intracraniano, implantes cocleares ou com válvulas cardíacas artificiais.

Ver mais

Atualmente, a CPRE é uma técnica preferencialmente terapêutica e não diagnóstica. A principal razão para esta evolução deve-se à utilização de técnicas diagnósticas menos invasivas, tais como a tomografia computorizada, a endoscopia ou a ressonância magnética que ajudam a selecionar os doentes que necessitam de CPRE.
A CPRE está indicada na avaliação e no tratamento das seguintes situações de doença biliar e pancreática:

  • Obstrução biliar secundária à presença de cálculos
  • Estenoses benignas e malignas do ducto biliar
  • Fístulas biliares
  • Pancreatites agudas recorrentes de causa desconhecida
  • Pancreatite crônica
  • Litíase sintomática do canal pancreático
  • Tratamento de pseudoquistos pancreáticos sintomáticos
  • Diagnóstico de neoplasias malignas do pâncreas, através da realização citologia e biópsias

Como se preparar para o exame:

O preparo para o exame de CPRE normalmente inclui o jejum de 8 horas, durante as quais se deve evitar comer ou beber. No entanto, é importante falar com o médico antes do exame para saber se é necessário mais algum tipo de cuidado, como deixar de tomar um medicamento específico, por exemplo.
Além disso, como o exame é feito com anestesia, é recomendado levar uma pessoa para que se possa regressar a casa em segurança.

Possíveis riscos do exame

O CPRE é uma técnica relativamente frequente e, pro isso, o risco de complicações é muito baixo.
No entanto, pode surgir:

  • Infecção dos canais biliares ou pancreáticos;
  • Hemorragia;
  • Perfuração dos canais biliares ou pancreáticos.

Por ser um exame feito com anestesia geral, também existe o risco de desenvolver reações adversas aos anestésicos utilizados. Por isso, antes do exame é muito importante informar o médico caso se tenha tido algum problema com a anestesia no passado.

Contraindicações da colangiopancreatografia

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica do pâncreas (CPRE) é contraindicada em pacientes com pancreatite aguda, com suspeita de pseudocisto pancreático e durante a gravidez, porque utiliza radiação ionizante.
O CPRE é contraindicado em pacientes com marcapasso, corpos estranhos intraoculares ou clipes de aneurisma intracraniano, implantes cocleares ou com válvulas cardíacas artificiais.

Imagem referente ao setor Internação Clínica

Internação Clínica

A Unidade de Internação possui 71 leitos de internação com uma estrutura qualificada e acolhedora, disponibilizando dos mais avançados recursos tecnológicos para o atendimento adulto e pediátrico. Nesta unidade os pacientes são tratados por uma equipe multiprofissional altamente competente e capacitada. Nossos serviços oferecem segurança em todo o cuidado, através de protocolos assistenciais e médicos para garantir a qualidade e segurança do atendimento prestado, proporcionando um ambiente tranquilo e capaz de tratar o cliente, suas necessidades e preferências.

A Unidade de Internação tem a preocupação de manter uma assistência humanizada, com um olhar individual para cada cliente, pensando na sua essência e de seus familiares. Nossa equipe realiza um atendimento personalizado, por profissionais na área médica, de enfermagem, hotelaria, nutrição, fisioterapia, farmácia clínica e psicologia, assistindo o cliente e a família na prática de ações, apoiando-os física e psicologicamente, tendo como principal objetivo o cuidado integral e o bem estar, preservando a autonomia na busca de bons resultados.

Imagem referente ao setor Nutrição

Nutrição

Nutrição Dietética

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND), do Hospital Unimed Criciúma, oferece um novo conceito em gastronomia como forma de tornar mais agradável a estada de pacientes e acompanhantes. O setor é responsável por todo serviço de alimentação, atendendo funcionários, pacientes, acompanhantes e médicos.
Conta com Room Service 24h para acompanhantes e clientes, coffee breaks e lanches especiais para o centro cirúrgico, frigobar nos apartamentos e fornece alimentação em eventos. Possui ainda uma agradável cafeteria anexa a recepção do Hospital.

Disponibiliza também de atendimento especial em dietoterapia, por meio de visitas da nutricionista, responsável pela alimentação do paciente durante o período de internação e em orientações alimentares quando o mesmo recebe alta hospitalar.

Cardápios

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) busca, periodicamente, renovar o cardápio com a elaboração de pratos novos, buscando sempre satisfazer as necessidades individuais dos pacientes e seus acompanhantes. Acreditamos que, a alimentação e o atendimento oferecido, são essenciais no processo de restabelecimento da saúde do paciente.

Imagem referente ao setor Psicologia Clínica

Psicologia Clínica

Estar hospitalizado, independente da causa, é uma situação desconfortável e que pode gerar sofrimento emocional no paciente e seus familiares. Estar internado para tratamento clínico, para investigação do diagnóstico de alguma doença ou para se submeter a uma cirurgia pode mobilizar ansiedade, angústia, tristeza e medos, além da adaptação à rotina hospitalar.

O profissional da psicologia que atua no âmbito hospitalar tem o objetivo de acolher tais sentimentos da pessoa que está internada e de seus familiares, possibilitando um espaço de escuta dos sofrimentos e da expressão dos seus sentimentos referentes ao momento de adoecimento e hospitalização. Busca o fortalecimento emocional para o enfrentamento desta situação, bem como trabalha para o acolhimento e a humanização do atendimento. Dessa forma, ele é um aliado para uma internação hospitalar com menos sofrimento e para uma recuperação da saúde com mais qualidade.

No Hospital Unimed Criciúma este serviço existe desde junho de 2010 e o atendimento é realizado nos diversos setores do hospital de acordo com as necessidades dos pacientes e seus familiares. O atendimento pode ser encaminhado pela equipe de saúde ou o próprio cliente pode solicitar o atendimento.

Imagem referente ao setor Farmácia

Farmácia

A prática farmacêutica, direcionada ao paciente e conhecida como Farmácia Clínica, vem ganhando espaço no âmbito hospitalar, porém a implementação deste serviço ainda não é uma realidade em todas as instituições hospitalares. O Hospital Unimed Criciúma possui este serviço estruturado e consolidado, proporcionando atendimento diferenciado, visando a qualidade, segurança e bem-estar dos seus pacientes.

No hospital, o farmacêutico clínico, além de exercer suas atividades junto a equipe multiprofissional, promove o suporte técnico à equipe de saúde, na análise de prescrição, acompanhamento do tratamento, bem como no aconselhamento farmacêutico durante a internação e na alta hospitalar.

Existe uma diversidade de medicamentos disponíveis no mercado, que não só permitem o controle de doenças, alívio de sintomas e melhoria na qualidade e expectativa de vida, como a diversidade de opções terapêuticas. Associada à polifarmácia também contribuem para uma maior probabilidade de ocorrência de problemas relacionados ao uso de medicamentos.
Possuir a Farmácia Clínica é ação de suma importância no contexto hospitalar. O serviço propicia a identificação de problemas na farmacoterapia e a realização de intervenções farmacêuticas, que contribuem para solucionar, prevenir e garantir a melhora clínica dos pacientes acompanhados.

Imagem referente ao setor Pronto Atendimento

Pronto Atendimento

Com foco no atendimento imediato aos pacientes graves, possui uma sala de emergência com entrada rápida de ambulâncias, que garante um atendimento eficaz pela equipe multidisciplinar devidamente treinada. Está integrada aos demais serviços do Hospital, como Laboratório, Centro de Diagnóstico por Imagem, Clínica Mulher e Centro Cirúrgico.

Classificação de Risco

Esta ferramenta garante agilidade no atendimento inicial de urgências e emergências, além de permitir a identificação rápida de pacientes que se apresentam com queixas potencialmente grave e que devem ser submetidos a atendimento e monitorização. Este instrumento permite identificar mais rapidamente, por exemplo, casos de infarto agudo do miocárdio (IAM) em pacientes com manifestações clínicas atípicas, e que serão beneficiados pelo diagnóstico e pela decisão terapêutica precoces.

É classificado por cores:

Alto Risco (pulseira de dor vermelha)
Médio Risco (pulseira de cor amarela)
Baixo Risco (pulseira de cor verde e azul)

Tenha sempre em mãos os documentos necessários para a sua consulta:

  • Documento de Identidade com foto (RG ou Carteira Nacional de Habilitação);
  • CPF;
  • Carteira do Convênio.

(Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável)
Para estrangeiros:

  • Documento de Identidade do país de origem e Passaporte.
Imagem referente ao setor Unidade de Terapia Intensiva

Unidade de Terapia Intensiva

O Hospital Unimed Criciúma prima pela segurança e o envolvimento da família, como fatores essenciais à melhor recuperação do paciente. Em conjunto com demais setores, a instituição hospitalar conquistou premiações em excelência na prevenção de lesões de pele e na fixação de cateteres, todas conferidas pela 3M do Brasil, Categoria Diamante e a Acreditação em nível 3 pela ONA.

Além da presença constante de psicólogos no atendimento ao visitante, conta com o Programa Visita Estendida, que amplia o tempo do familiar dentro da UTI, proporcionando atendimento mais humanizado e reduzindo a incidência de delírio no idoso.

Imagem referente ao setor Assistência de Enfermagem

Assistência de Enfermagem

A Equipe de Enfermagem do Hospital Unimed, altamente capacitada, é referência pela suas práticas humanizadas, responsável pela prestação de assistência integral ao paciente, bem como pela garantia da continuidade do tratamento ou procedimento proposto.

A proximidade aos usuários e o modelo de atendimento baseado na individualização e humanização fazem com que a Enfermagem conheça as particularidades e demandas dos pacientes e seus familiares, podendo realizar de forma mais efetiva a articulação com os demais serviços assistenciais e de apoio.

Atualmente a Equipe de Enfermagem trabalha com o Sistematização da Assistência de Enfermagem, SAE, onde o atendimento do cliente é planejado e sistematizado através de um método estratégico científico onde o enfermeiro identifica situações de saúde/doença de forma a implementar suas ações, possibilitando contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.

Nosso marco referencial teórico é pautado nas necessidades humanas básicas de Wanda de Aguiar Horta;
A Enfermagem do Hospital Unimed é responsável pelo comitê de lesão de pele, recebendo prêmio nacional por apresentar as melhores práticas na prevenção de lesão de pele.

Outro diferencial da assistência de Enfermagem é a “consulta de Enfermagem” pré-cirurgia bariátrica.
A Enfermagem também se faz presente nos prêmio de cirurgia segura, rastreabilidade de infecção hospitalar, padrão diamante em esterilização, fixação segura e no Comitê de Ética de Enfermagem.

O Hospital Unimed investe de forma constante na atualização técnica de seus profissionais, mantendo programas de capacitação e aperfeiçoamento, que garantem uma assistência estruturada em conceitos modernos e científicos.

Imagem referente ao setor Hotelaria

Hotelaria

A Hotelaria disponibiliza uma equipe de anfitriões, preparada para atender todas as necessidades dos pacientes e acompanhantes. Sempre com cordialidade e a humanização, pontos fundamentais para o bom atendimento.
Alguns de nossos diferenciais para os pacientes internados:

Atendimento personalizado nos quartos, através de uma visita para avaliar o atendimento do cliente internado;
Serviço de salão de beleza nos quartos;
Serviço de lavanderia;

Empréstimo de brinquedos para paciente criança;
Empréstimo de aparelho e vídeos de DVD ao paciente;
Indicações de hotéis, restaurantes e serviços em geral;
Comemorações de datas importante tais como: dia de combate ao câncer de mama, dia do médico, dia do cliente entre outros;

Serviço de internet sem fio gratuito;
Serviço de entrega de mensagens motivacionais e mensagens enviadas de familiares para clientes internados;
Serviço de foto do recém-nascido para o site do Hospital;
Serviço de floricultura terceirizado.

Imagem referente ao setor Diagnóstico e Imagem

Diagnóstico e Imagem

O setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Unimed dispõe de serviços de Tomografia Multislice com 256 canais, ultrassonografia, mamografia digital, radiologia digital e punções e biópsias guiadas por ultrassom.
Os exames de tomografia, radiologia geral e mamografia digital são analisados por monitores de alta definição que recebem imagens pelo sistema de comunicação e arquivamento de imagem (PACS) permitindo um diagnóstico mais preciso, facilitando a geração dos laudos e garantindo mais qualidade ao serviço.

Horário de atendimento: de segunda à sexta feira das 7h30min às 18h20min, sem fechar ao meio dia.
Central de agendamento: (48) 3478 2161
Informações: (48) 3478 2060 – (48) 3478 2059 – (48) 3478 2065

Radiologista Responsável: Dra. Érica Barreiros Ribeiro CRM 15565.

Exames por imagem

Imagem pesquisa

Abdome Inferior

  • Bexiga cheia

Abdome Inferior

  • Jejum: 04 horas
  • Preparo antialérgico*
  • Suspensão de metformina*

Obs.: Se houver necessidade de contraste oral, chegar 02 horas antes do exame agendado

Abdome Superior

  • Jejum: 08 á 12 horas

Abdome superior

  • Jejum: 04 horas
  • Preparo antialérgico*
  • Suspensão de metformina*

Abdome Superior

  • Jejum: 06 a 08 horas

Abdome

  • Jejum: 08 horas
  • Bexiga cheia

Abdome total/Urotomografia

  • Jejum: 04 horas
  • Preparo antialérgico*
  • Suspensão de metformina*

Obs.: Se houver necessidade de contraste oral, chegar 02 horas antes do exame agendado.

Aparelho urinário

  • Bexiga Cheia

Articular

  • Sem preparo prévio
  • Importante: Trazer exames anteriores se for controle

Articular ou Apendiculares/Extremidades

  • Sem preparo prévio

Crânio

  • Jejum:04 horas
  • Preparo antialérgico*
  • Suspensão de metformina*

Ecocardiograma transtorácico

  • Sem preparo prévio
  • Importante: Trazer exames anteriores se for controle

Ecodoppler de Artérias Renais

  • Com preparo prévio (Luftal)
  • Jejum de 08 á 12 horas

Ecodoppler Venoso e Arterial de Membros

  • Sem preparo prévio
  • Importante: Exames cardiológicos anteriores
  • (todas as quintas-feiras pela manhã)

Estruturas superficiais

  • Sem preparo prévio
  • Importante: Trazer exames anteriores se dor controle

Mamas

  • Sem preparo prévio
  • Importante: Trazer exames anteriores

Obstétrico com Doppler

  • Sem preparo prévio
  • Importante: Trazer exames anteriores

Obstétrico com TN

  • 12 a 14 semanas de gestação
  • Comer chocolate de 15 a 30 minutos antes do exame

Pelve masculina e feminina

  • Bexiga cheia

Pescoço

  • Sem preparo prévio
  • Importante: Trazer exames anteriores se for controle

Pescoço

  • Jejum: 04 horas
  • Preparo antialérgico*
  • Suspensão de metformina*

Próstata transretal

  • Jejum: 08 á 12 horas

Próstata via abdominal

  • Bexiga cheia

Seios da Face

  • Sem contraste – Sem preparo prévio
  • Com contraste – Preparo antialérgico* e Suspensão de metformina*

Tireoide

  • Sem preparo prévio
  • Importante: Trazer exames anteriores

Tórax

  • Jejum: 04 horas
  • Preparo antialérgico*
  • Suspensão de metformina*

Transvaginal

  • Sem preparo prévio

Transvaginal

  • Gestação Primeiro Trimestre
  • Sem preparo prévio
Nenhum exame encontrado.
Imagem resultados online

* Antialérgico: O preparo antialérgico é utilizado somente para pacientes que possuem alergia relacionada a medicamentos e/ou alimentos. Tem como finalidade a redução dos riscos de alergia durante a administração do contraste.

* Suspensão de metformina: A metformina é uma droga utilizada para controle da diabetes. Se faz necessário a suspensão dos medicamentos que contém metformina na fórmula para diminuir o risco de sobrecarga renal.

Utilização de contraste em tomografia computadorizada: O uso de contraste nos exames de tomografia é muitas vezes necessário e decisivo para um diagnóstico eficaz de algumas doenças. Serve para evidenciar a diferença entre os tecidos normais e os que detém alguma patologia, melhorando a qualidade das imagens dando segurança ao diagnóstico. Trata-se de uma substância líquida que será injetada na veia durante a realização do exame, sendo possível que ocorram algumas sensações desconfortáveis de menor importância, como:

  • Sensação de calor pelo corpo;
  • Leve aceleramento dos batimentos cardíacos;
  • Vontade de urinar;
  • Náuseas, vômitos e gosto ruim na boca;
  • Alergias leves e RARAMENTE, alergias graves.