Imagem ícone lista Imagem menu close
Imagem referente ao setor Pacientes

Pacientes

Dia da cirurgia

Agendamento com anestesista;

Quando o médico agendar a cirurgia, é necessário que o paciente passe por uma consulta com o anestesista, que deve ser agendada pelo fone:
(48) 3478.2043;

Na data programada, a pessoa deve comparecer munido de exames pré-operatórios, documento de identidade (RG) e CPF;

Check-in internação;

Apresentar na recepção o termo de consentimento informado do médico assistente e do anestesista;

Deve apresentar também o comprovante de residência, cartão nacional do SUS, a carteirinha do plano de saúde, em caso de convênio;

Verificar com o Plano de Saúde se o procedimento já está autorizado;

No momento da internação será fixado ao braço do paciente uma pulseira de identificação, que deve permanecer até o momento da alta hospitalar, quando será retirada na recepção;

O paciente deve apresentar, novamente, todos os documentos (exames pré-operatórios, documentos de identidade (RG) e CPF, comprovante de residência, cartão nacional do SUS, a carteirinha do plano de saúde, em caso de convênio);

Orientações

Se estiver tomando alguma medicação de uso contínuo, que precisa ser administrada durante a internação, a mesma deve ser entregue na recepção no momento da internação, para que seja feito a interação medicamentosa pela farmacêutica responsável;

Também deve ser informado, no momento da internação, as alergias que venha ter à medicação, intolerância alimentar, ou qualquer outra particularidade. Este procedimento é muito importante para segurança do paciente;

É proibido a permanência de visitantes e acompanhantes no centro cirúrgico, berçário e salas de procedimento;

Prescrição médica, em receituário médico, se for internação clínica.

Horários de Visitas

Para a plena recuperação do paciente, o Hospital Unimed Criciúma estabelece os seguintes horários para visitas de acordo com os setores:
Relógio verde

Privativo

Das 9h às 21h

No máximo quatro visitantes por vez.

Relógio verde

Semi-privativo

Das 16h às 21h

No máximo dois visitantes por vez.

Relógio verde

UTI

Manhã - das 11h às 11h30 Tarde - das 15h às 15h30 Noite - das 20h às 20h30

É permitido duas pessoas por visita, de 15 minutos para cada visitante.

Orientações:

Todos os visitantes e acompanhantes devem portar um crachá de identificação, na altura do peito, que será entregue pela recepcionista;

No momento em que o visitante sair do hospital, deve devolver o crachá para que seja liberada a entrada de outros visitantes.

Não é necessário trazer roupa de cama para o paciente ou acompanhante, o hospital disponibiliza.

Não é permitido a entrada de alimentos nos quartos conforme RDC nº 63/11.

Se for trazer flores para presente, prefira com perfume suave.

Horários refeições

As refeições são elaboradas de acordo com as prescrições médicas e orientações do nutricionista, para segurança do paciente. Estão incluídas no valor da diária hospitalar quando autorizadas pelo convênio e são servidas nos seguintes períodos:
ícone da refeição Desjejum

Desjejum

07h30min

ícone da refeição Almoço

Almoço

11h30min

ícone da refeição Lanche

Lanche

15h00min

ícone da refeição Jantar

Jantar

20h00min

ícone da refeição Ceia

Ceia

20h00min

Solicitação de Prontuário

Todas as informações sobre a assistência prestada ao cliente, no Hospital Unimed Criciúma, são confidenciais e protegidas por legislação vigente.
Portanto, para a entrega das cópias do prontuário devemos seguir as seguintes normas legais. Acompanhe abaixo:

 

Leis e Resoluções

 

Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1931, de 17 de setembro de 2009 e suas alterações sendo a última alterada pela Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1997 de 10 de Outubro de 2012;
Seção IV do código penal: artigos 153 e 154;

Código de Ética Médica capítulo IX- especialmente no capítulo X – Artigos 73,85,87,88,89,90;
Conselho Federal de Medicina (CFM)- Resolução 1605, de 15/09/2002: artigos de 1º ao 9°;
Conselho Federal de Medicina (CFM)- Resolução 1821 de 11/08/2007;

Para que seja feita a solicitação de prontuário atente para os itens abaixo:

A solicitação deverá ser realizada na Recepção Geral do Hospital Unimed Criciúma;

O valor das cópias é cobrado conforme a quantidade solicitada;

A entrega do prontuário de um Atendimento de Internação e Pronto Atendimento se dará após um período de 7 (sete) dias úteis;

A entrega do prontuário de vários Atendimentos de Internação e Pronto Atendimento se dará após um período de 15 (quinze) dias úteis;

Quando o mesmo for menor de idade, deverá ser entregue ao responsável mediante apresentação da cópia da Certidão de Nascimento e do RG;

Quando o paciente for acamado e lúcido será entregue para outra pessoa munida de uma
procuração autenticada em cartório;

Em caso de óbito ou internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde o paciente não se encontra lúcido, somente com ordem judicial, conforme artigo 154 do Código Penal Brasileiro na Seção IV, que trata dos crimes contra a inviolabilidade dos segredos;

Somente será liberado as cópias para o próprio paciente;

Eventuais dúvidas entrar em contato com o Setor de SAME pelo telefone (048) 3478-2023.

Termos

Termo de Consentimento Informado Livre e Esclarecido

O Termo de Consentimento Informado é um documento que, por meio da assinatura, o paciente autoriza a realização de determinado procedimento, após os devidos esclarecimento médicos, assegurando-lhe o direito de decisão quanto ao tratamento proposto pelo profissional responsável. Acesse e faça o download, imprima e entregue ao seu paciente para a devida assinatura.

Termo de Transferência Inter Hospitalar

O objetivo do Termo de Transporte Inter hospitalar é prosseguir uma série de passos para o planejamento e a adequada execução do transporte, antevendo as necessidades e riscos para o paciente. É fundamental a anotação minuciosa de todos os dados do paciente, a fim de obter um melhor conhecimento da sua história pregressa, visando uma melhor continuidade do cuidado. Faça o download do Termo de Transferência Inter Hospitalar
Download

Perguntas frequentes

A que horas devo comparecer ao hospital no dia da cirurgia?

Na data da internação é recomendável que o paciente chegue no mínimo, com uma hora de antecedência ao horário agendado para cirurgia. Devendo sempre seguir o horário indicado pelo seu médico.

Autorização para cirurgia

O Hospital não faz autorizações, somente no Plano de Saúde, portanto entre em contato com o Plano de Saúde e envie a documentação necessária para autorizar o procedimento a ser realizado. Unimeds que não são local (0198) podem levar um prazo maior para autorização, portanto devem agilizar a solicitação de autorização.

Como devo proceder quanto a consulta pré-anestésica?

O agendamento pode ser realizado pessoalmente, ou pelo fone 3478.2043 ou 3478.2044;

No dia da consulta é necessário trazer os documentos de identificação: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão Nacional de Saúde – CNS;

O anestesista precisa avaliar os exames pré-operatórios realizados, portanto deve apresentar esses exames na consulta médica.

Como é a volta do paciente à consciência e a sensibilidade após a anestesia?

O anestesiologista deve observar o paciente até que tenham encerrados os principais efeitos relacionados à anestesia administrada. O paciente é encaminhado logo após a cirurgia à sala de Recuperação Pós Anestésica, onde será monitorizado e observado de maneira contínua até a alta para o quarto.

Como envio o meu currículo para o Hospital ?

Disponibilizamos em nosso site uma área Trabalhe Conosco, com opção para aqueles que desejem trabalhar conosco.

Como o paciente deve se preparar para a cirurgia com anestesia?

O paciente deve estar em jejum absoluto (sólidos e líquidos) de 8 horas, levar todos os exames pré-operatórios para o dia da cirurgia.

Após o agendamento da cirurgia pelo médico assistente em nossa central de agendamento cirúrgico, o cliente já pode agendar a consulta pré-anestésica, que deve ser realizada pelo médico anestesiologista, alguns dias antes da cirurgia.

Obs.: Cirurgias realizadas com anestesia local, a mesma é feita pelo médico assistente, não sendo necessário a presença do anestesiologista, não sendo necessário o jejum.

Como você pode colaborar com sua própria segurança?

Não coma nem beba qualquer coisa, pelo menos oito horas antes da operação, nem água. É para ficar em jejum mesmo. Conte, ao Anestesiologista, os nomes de todos os remédios que você toma ou tomou regularmente. Em especial enumere aqueles a que você tem ALERGIA. Serão removidas de sua boca quaisquer peças dentárias móveis como dentaduras, pivôs, pontes, especialmente as de menor tamanho.

Não use cosméticos ou produtos de beleza no dia da operação: deixe-os em casa. Não leve ao hospital, e muito menos para a Sala de Operações, joias pessoais como anéis, pulseiras, relógios de pulso, brincos, como também retire alfinetes, grampos de cabelo, perucas, cílios postiços e outros objetos desnecessários.

Não mastigue goma de mascar antes da cirurgia, porque isto provoca aumento de ar e de sucos no estômago, o que pode causar vômito depois da operação.

O cigarro, é bom largar pelo menos 15 dias antes da operação. Mas se é inveterado, reduza bastante: no máximo 1 cada 4 ou 5 horas. Siga, de forma obediente, as orientações dos seus médicos.

Meu médico pode fazer minha cirurgia nesse Hospital?

Todos os médicos que fazem parte do corpo clínico do Hospital Unimed Criciúma podem internar seus pacientes, para tratamento clínico ou cirúrgico.

O Hospital possui estacionamento?

Sim, o Hospital possui amplo estacionamento para clientes e médicos.

O Hospital Unimed aceita outros convênios?

O Hospital Unimed Criciúma atende clientes:

Unimed, SC Saúde e particular.

O que devo levar no ato da internação?

Para a realização da internação, são necessários os seguintes documentos:

  • Verificar com o plano de saúde, se o procedimento que vai realizar está autorizado;
  • RG, CPF e Cartão Nacional de Saúde – CNS do paciente, RG e CPF do acompanhante;
  • Em caso de gestantes, trazer o cartão do pré-natal e comprovante de residência;
  • Termo de consentimento informado do médico e anestesista;
  • Exames pré-operatórios realizados;
  • Medicação de uso contínuo, se necessário fazer uso durante o período de internação.

O que é Anestesia?

Anestesia é o estado de total ausência de dor e outras sensações durante uma operação, exame diagnóstico ou curativo. Ela pode ser geral, isto é, para o corpo todo; ou parcial, também chamada regional, quando apenas uma região do corpo é anestesiada. Sob o efeito de uma anestesia geral, você dorme. Com anestesia regional você pode ficar dormindo ou acordado, conforme a conveniência, embora parte de seu corpo fique anestesiada.

Pertences do paciente

O Hospital não se responsabiliza pelos pertences do paciente, portanto fica aos cuidados do acompanhante. O paciente deve procurar vir sem adornos ou joias para internar.

Posso agendar uma consulta com um médico do Pronto Atendimento?

Os profissionais que atendem no nosso P.A. estão aqui para prestar atendimento às situações de urgência e emergência, sendo assim a consulta agendada foge a finalidade deste atendimento. Procure agendar consulta com o seu médico assistente no consultório ou clínica que ele atenda.

Posso conhecer o Hospital?

Sim, o Hospital dispõe de visita guiada, aos sábados, necessita de agendamento, através do fone 3478.2055, com Greyciane. Uma equipe está à disposição para acompanhar e tirar as dúvidas dos clientes.

Posso filmar o parto?

O Hospital possui um serviço de filmagem terceirizado, onde acompanham fotos, autorizado pela diretoria. Caso não queira contratar o serviço, fica autorizado fotografar o parto, mas não a filmagem, com profissionais que tiveram o prévio treinamento pelo setor de CCIH.

Deve ser consultado na recepção do Hospital, se o profissional de sua escolha já teve a orientação necessária.

Posso levar alimentos para o paciente ou acompanhante?

Não, conforme lei nr. 17.689 de 11.01.2019, não é permitida a entrada de alimentos para o paciente ou acompanhante nos quartos. O serviço de copa está disponível, para atender os pedidos de refeições.

O Hospital também dispõe de cafeteria na recepção geral.

Posso pagar com cartão de crédito?

A parte hospitalar pode ser pago com cartão de crédito, os honorários médicos somente com cheque ou espécie.

Quais as especialidades do Pronto Atendimento do Hospital Unimed Criciúma?

O Hospital Unimed Criciúma apresenta no seu Corpo Clínico quase todas as especialidades da medicina. Atualmente estamos nos preparando para realizar procedimentos de alta complexidade como Neurocirurgia, Cirurgia cardíaca, procedimentos vasculares como colocação de endopróteses.

No Pronto Atendimento temos um plantonista clínico por 24 horas, um segundo emergencista para o período das 9:00 às 21:00 e também com um pediatra de plantão 24 horas.

Também contamos com várias especialidades na modalidade de *Plantão à Distância dando maior cobertura e segurança aos nossos clientes.

Especialidades de Sobreaviso:

  • Cirurgia Geral
  • Cirurgia Pediátrica
  • Cirurgia Vascular
  • Clínica Geral
  • Pediatria para Sala de Parto

*Plantão à Distância:Será acionado quando o médio plantonista, ou médico assistente de algum paciente internado necessitar a avaliação especializada de um colega especialista.

Em breve contaremos com mais duas especialidades: Endoscopia e Neurocirurgia.

Quais os principais efeitos colaterais de uma anestesia?

São diversos os tipos de anestesia que são utilizados em um procedimento cirúrgico, conforme as condições clinicas e cirúrgicas que se apresenta, com suas peculiaridades e necessidades. Os efeitos colaterais mais comuns são náuseas e vômitos, “dor de cabeça”, calafrios, e tremores.

Quais os principais riscos ao se submeter a uma anestesia?

A anestesia teve uma evolução grande nesta realização de procedimentos cirúrgicos cada vez mais complexos. Ocorre, entretanto que a anestesia se utiliza de medicamentos que além de promoverem analgesia, inconsciência e relaxamento muscular determinam efeitos como depressão cardíaca e respiratória que são riscos previsíveis e contornados pelo profissional. A questão de risco depende muito também do estado clinico paciente, isto é, de doenças e fatores de risco que o paciente já possuía antes da realização da cirurgia. Existem cirurgias maiores e mais complexas, que o risco anestésico – cirúrgico como um todo, está aumentado.

Quais os tipos de anestesia existentes?

Anestesia local – uso de anestésico local, aplicado somente no local da cirurgia.

Anestesia regional – uso de anestesia local em área de abrangência maior em relação à região do corpo onde será realizada a cirurgia (raqui, peridural, bier, bloqueio de plexo braquial).

Anestesia geral – Depressão do estado de consciência causado pela administração de medicamentos pelo médico anestesiologista.

Qual o horário de visita?

O horário de visitas depende do tipo de acomodação:

Semi-privativo – 16:00 às 21:00h

Apartamentos – 09:00 às 21:00h

UTI – Manhã:     11:00 às 11:30h

Tarde:    15:00 às 15:30h

Noite:     20:00 às 20:30h

Quanto tempo dura uma Anestesia?

A Anestesia dura o tempo necessário para que o Cirurgião faça seu trabalho. Oferece, ainda, abolição da dor por tempo variável após o procedimento. Atualmente há recursos para abolir toda a dor que vem depois de uma operação.

Quem aplica a Anestesia?

A Anestesia é aplicada por especialistas, que cursaram seis anos da Faculdade de Medicina e mais três anos de curso de especialização, no mínimo. Estes médicos não só aplicam a anestesia, como também cuidam de você durante toda a operação e além dela. Controlam Pressão Arterial, Pulso, Ritmo Cardíaco, Respiração, Temperatura e outras funções orgânicas importantíssimas. Cuidam de tudo para que você esteja sem sofrimento, seguro e para que o cirurgião possa fazer o trabalho com tranquilidade. O Anestesiologista é o verdadeiro guardião de sua vida durante e logo após uma operação. Estará ao seu lado, durante todo o tempo da cirurgia, exclusivamente para cuidar de você, mesmo que você não perceba ou não se lembre de nada depois da anestesia.

Tem pediatra para atendimento de urgência?

Sim, o Hospital possui no pronto atendimento, médico pediatra e clínico 24h a disposição, para atendimento de urgência e emergência.

Tenho Direito a retorno das consultas realizada no Pronto Atendimento?

O Pronto Atendimento é dirigido para atendimento apenas de situações de URGÊNCIA/EMERGÊNCIAS.

Este não é o local para atendimento AMBULATORIAL, isto é, para trazer resultados de exames, fazer uma retirada de sinal, ou uma biópsia, solicitar receita especial, atestados para academias, etc. Por estes motivos o PA do Hospital Unimed Criciúma não proporciona o direito a uma consulta de retorno, ou acompanhamento ambulatorial.

Tenho direito a um Acompanhante?

Durante o período de internação todo paciente tem direito a um acompanhante, maior de idade. Independentemente do tipo de acomodação, salvo quando o paciente estiver na UTI.