Eventos

23 de novembro de 2010

Uma nova técnica para retirada do apêndice através do umbigo garante uma recuperação mais rápida e sem cicatrizes. Essa cirurgia foi realizada de forma pioneira em Criciúma pelos médicos Airton Varela Jr. e Christian Prado, no Hospital Unimed.

O procedimento foi realizado através de videocirurgia, utilizando uma cicatriz natural,que é o umbigo,como porta de entrada para a cavidade abdominal com apenas uma incisão (corte), em uma criança de nove anos. O cirurgião pediátrico Airton Varela explica que trata-se de um procedimento mais rápido que uma cirurgia convencional e com recuperação também mais rápida , além de não se ter cicatrizes aparentes,sendo bem indicada nos casos de apendicite em estágio inicial.

A apendicite é a inflamação do apêndice -órgão em forma de dedo entre o intestino grosso e o delgado. Quando acontece a inflamação, o apêndice precisa ser extraído. A técnica cirúrgica, realizada até agora em poucos centros, na avaliação dos cirurgiões , poderá ser usada em maior escala, por ser minimamente invasiva e necessitar de instrumental vídeo cirúrgico comum, sem o uso de materiais cirúrgicos caros,específicos para este fim.

Ana Sofia Schuster – Novo Texto Comunicação

Fone 3437 7267 – 9106 1294