Hospital Unimed

17 de maio de 2022

A Unimed Criciúma realizou o Curso e Simulado de Desastres e Incidentes com Atendimento a Múltiplas Vítimas, iniciativa que contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas. Dividida em duas etapas – teórica e prática, a capacitação ocorreu nos dias 14 e 15 de maio, sendo que a primeira parte foi realizada na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e a segunda aconteceu no Pronto Atendimento (PA) do Hospital Unimed Criciúma (HUC).

Organizado pela Gerência do HUC, em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e Gestão da Qualidade da cooperativa, o curso teve carga horária de 16 horas. Ele envolveu a Diretoria, médicos, profissionais de Enfermagem e outros colaboradores da instituição, sendo que o foco foi o setor de PA e equipe multidisciplinar, os quais, quando necessário, atuarão diretamente nos primeiros atendimentos às vítimas.

“O objetivo de treinar os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe multidisciplinar perante ao atendimento a múltiplas vítimas é capacita-los para que, em caso de catástrofes e incidentes com múltiplas vítimas, seja realizada corretamente uma triagem durante o atendimento, contribuindo significantemente para o salvamento das vítimas”, pontua a coordenadora do Sesmt, Elaine de Oliveira Gaspar.

Para organizar o treinamento foi contratada uma empresa de São Paulo. Entre os ensinamentos, estão: suporte básico de vida nos traumas, gerenciamento de múltiplas vítimas, método start, aplicação do protocolo institucional do gerenciamento de múltiplas vítimas, entre outros.