Hospital Unimed Criciúma

1 de julho de 2024

Em 2 de julho é celebrado o Dia do Hospital, uma data para lembrar a importância dos serviços prestados pelas instituições no Brasil. A principal função dessas organizações é proporcionar à população assistência médica integral.

Os profissionais dos hospitais Unimed Criciúma (HUC) e São João Batista (HSJB), que fazem parte do Grupo Unimed Criciúma, estão ressignificando essa missão. Eles mostram que podem ir além do tratamento médico e que é possível transformar um ambiente clínico em um local agradável.

As equipes do setor de Hotelaria têm apresentado um cenário mais acolhedor para quem passa pelos hospitais. Pacientes internados estão sendo surpreendidos com um toque especial de cuidado: sessões de maquiagem, penteados, coloração nas unhas e até festas de aniversário. O intuito é deixar o espaço mais tranquilo e a passagem pelo hospital mais leve.

“Para nós do Grupo Unimed Criciúma, cuidar das pessoas vai além de simplesmente zelar pela saúde. Buscamos proporcionar sempre a melhor experiência a todos que passam pelos nossos hospitais. Além de profissionais capacitados, nossa equipe é excelente no atendimento e cuidado com nossos pacientes”, afirma o presidente da cooperativa, Leandro Avany Nunes.

Com uma abordagem totalmente humanizada, as colaboradoras do setor de Hotelaria do HUC e HSJB se tornam maquiadoras e cabeleireiras habilidosas, transformando os quartos hospitalares em estúdios de beleza. Para elevar a autoestima das pacientes, elas colocam o secador de cabelo e os pincéis de maquiagem em ação e tudo se transforma.

As crianças também contam com momentos de descontração, como a contação de histórias e uma piscina de bolinhas para brincar. Nas comemorações de aniversário, o ambiente se ilumina com alegria, redefinindo o significado de cuidado. Com o apoio das profissionais que atuam na copa dos hospitais, bolos personalizados são preparados, o que torna as festas ainda melhores.As ações de cuidado e carinho são dedicadas a todos os pacientes, independentemente da idade. Desde recém-nascido, crianças até adultos e idosos, cada um recebe atenção personalizada e experiências que vão além do tratamento médico, buscando proporcionar conforto e bem-estar.

Passatempo e lápis de colorir entregues para as crianças internadas

Paciente comemora aniversário no Hospital Unimed Criciúma

A estoquista Catieli Pereira Viola passou por uma cirurgia devido a uma fratura na perna e ficou internada durante alguns dias no Hospital Unimed Criciúma. Com isso, passou o aniversário de 35 anos hospitalizada. Com a mobilidade prejudicada, Cati, como carinhosamente é conhecida, achou que a data, que é tão importante para ela, seria um dia triste. Mas quando a paciente menos esperava, foi surpreendida. Ganhou uma festa com direito a bolo, presente e até decoração. A tristeza se transformou em lágrimas de alegria e emoção.

“Eu estava muito triste, pois queria passar o aniversário em casa. Quando vi elas [profissionais da Hotelaria] entrando no quarto com bolo, fiquei muito feliz, transformaram o meu dia. Trouxeram até um quadro com uma foto do meu filho, chorei de emoção. Nunca imaginei que isso aconteceria, foi extraordinário”, conta animada.

Catieli Pereira Viola, 35 anos

Para a comemoração ficar ainda melhor, Catieli teve os cabelos escovados e foi maquiada. O sorriso no rosto e o brilho nos olhos refletiam a alegria e gratidão pelo carinho recebido das colaboradoras do Hospital Unimed Criciúma.

Nenhum detalhe passa despercebido aos olhos das atendentes da Hotelaria. As responsáveis pelo setor são especialistas em surpreender e criar memórias afetivas. Ficam atentas a tudo e, com a colaboração do corpo hospitalar, se preocupam em garantir a alegria dos pacientes.

Catieli Pereira Viola recebendo cuidados das profissionais da Hotelaria

Cuidado personalizado

As comemorações são planejadas com cuidados em cada detalhe para garantir que os pacientes tenham uma experiência verdadeiramente especial. Para as crianças, isso significa festas temáticas com decorações inspiradas em seus personagens favoritos, criando um ambiente de encanto e magia. Além disso, a equipe se dedica a atender as necessidades específicas de cada um, incluindo aqueles com restrições alimentares, como intolerância à lactose ou glúten.

Para esses casos, as comidas são preparadas de maneira exclusiva, sem comprometer o sabor ou a apresentação, garantindo que todos desfrutem da celebração com segurança e alegria. Hospitalizado e comemorando o aniversário de um aninho, Arthur ganhou um bolo feito com frutas, tendo em vista as restrições alimentares do menino. Nesses momentos, a criatividade é a principal aliada das profissionais.

Bolo de frutas feito para criança com restrição alimentar

“Esse é o Jeito de Cuidar Unimed, as ações são pensadas com muito carinho e cuidado para garantir que cada paciente tenha uma experiência verdadeiramente especial. Além disso, nossa equipe se dedica a atender as necessidades de cada um, proporcionando momentos únicos e trazendo alívio durante a internação, o que já é comprovado cientificamente que gera melhoras na recuperação”, enaltece Nunes.

Algumas surpresas também desafiam a imaginação das colaboradoras da Hotelaria, surpreendendo pacientes, acompanhantes e equipe médica. As profissionais já transformaram os corredores dos hospitais em caminhos para o altar. No HUC, uma paciente internada casou-se na unidade, com direito a vestido de noiva e padre. No HSJB um casal renovou os votos ao completar 18 anos juntos.

Festa de 18 anos de casamento no HSJB

São momentos especiais como esses que tornam mais leve a internação nos hospitais do Grupo Unimed Criciúma. Com amor pela profissão, as equipes continuam a redefinir o significado de cuidado e dedicação.