Eventos

12 de dezembro de 2016

O Hospital Unimed Criciúma realizou na noite dessa quinta-feira, dia 8, o Seminário de Farmácia Clínica e de Medicamentos Biossimilares com as especialistas em farmácia Dauana Pitano Eizerik e Alice Buss Cruz. O evento voltado para farmacêuticos, enfermeiros e estudantes de Farmácia esclareceu dúvidas sobre os assuntos ainda novos para área da saúde.
De acordo com Dauana, farmácia clínica é um ramo da farmácia novo, mas essencial numa rotina de hospital, pois é um setor que visa a segurança do paciente. “Uma instituição com maior complexidade precisa de um farmacêutico clínico para fazer as avaliações das prescrições e as demais adequações, sempre visando a segurança do paciente. É por isso que cada dia mais temos que difundir a farmácia clínica para que os hospitais abram vagas para o profissional. Um evento abordando um assunto como este é muito positivo”, comenta.
O farmacêutico clínico realiza as avaliações de todas as prescrições clínicas dos medicamentos, faz uma avaliação do uso racional do medicamento. Depois que está tudo corretamente verificado o remédio é destinado ao paciente, explica Dauana.
Alice, que palestrou sobre medicamentos biossimilares, fez uma introdução sobre o que são e como são produzidos estes medicamentos, os seus aspectos regulatórios e econômicos. “Os biossimilares estão entrando no nosso mercado, o que causa uma certa problemática, pois os processos de produção são muito complexos e o Brasil é um país muito jovem no que diz respeito a estes medicamentos. Esta nova opção reduz o custo em até 30%, tendo em vista que atualmente temos frascos que custam em torno de R$ 60 mil”, comenta.
De acordo com a coordenadora da Farmácia do Hospital Unimed Criciúma Maria José Zaccaron de Menezes, esses remédios reproduzem a mesma fórmula do medicamento biológico de referência, entretanto, não são “genéricos”. “As múltiplas etapas envolvidas no processo de fabricação impedem que o produto final seja exatamente idêntico ao medicamento biológico de referência. Em geral, esses medicamentos são substâncias indicadas para a reposição de proteínas faltantes no organismo, como certos hormônios – insulina, hormônio do crescimento e eritropoietina. Outra função deles é o bloqueio da ação de células ou proteínas envolvidas nos mecanismos causadores de doenças de origem imunológica, como artrite reumatóide, lúpus, câncer e esclerose múltipla, entre outras”, explica Maria José
Segundo o diretor administrativo do Hospital Unimed Criciúma, Giancarlo Búrigo, as palestras abordaram assuntos extremamente relevantes, principalmente no que diz respeitos aos processos de segurança dos clientes. O diretor ainda ressaltou a iniciativa do setor de farmácia que realizou o seminário.