Pacientes

Perguntas e Respostas

  • Como o paciente deve se preparar para a cirurgia com anestesia? exibir/recolher

    O paciente deve estar em jejum absoluto ( sólidos e líquidos ) de 8 horas, levar todos os exames pré-operatórios para o dia da cirurgia.

    Após o agendamento da cirurgia pelo médico assistente em nossa central de agendamento  o mesmo deverá marcar a consulta pré-anestésica, que deve ser realizada pelo médico anestesiologista  dias antes da cirurgia.

    Obs.: Cirurgias realizadas com anestesia local a mesma é feita pelo médico assistente não sendo necessário a presença do anestesiologista, não sendo necessário o jejum.

  • O que é Anestesia? exibir/recolher

    Anestesia é o estado de total ausência de dor e outras sensações durante uma operação, exame diagnóstico ou curativo. Ela pode ser geral, isto é, para o corpo todo; ou parcial, também chamada regional, quando apenas uma região do corpo é anestesiada. Sob o efeito de uma anestesia geral, você dorme. Com anestesia regional você pode ficar dormindo ou acordado, conforme a conveniência, embora parte de seu corpo fique anestesiada.

  • Quais os tipos de anestesia existentes? exibir/recolher

    Anestesia local - uso de anestésico local, aplicado somente no local da cirurgia.

    Anestesia regional – uso de anestesia local em área de abrangência maior em relação à região do corpo onde será realizada a cirurgia (raqui, peridural, bier, bloqueio de plexo braquial).

    Anestesia geral – Depressão do estado de consciência causado pela administração de medicamentos pelo médico anestesiologista.

  • Quanto tempo dura uma Anestesia? exibir/recolher

    A Anestesia dura o tempo necessário para que o Cirurgião faça seu trabalho. Oferece, ainda, abolição da dor por tempo variável após o procedimento. Atualmente há recursos para abolir toda a dor que vem depois de uma operação.

  • Quem aplica a Anestesia? exibir/recolher

    A Anestesia é aplicada por especialistas, que cursaram seis anos da Faculdade de Medicina e mais três anos de curso de especialização, no mínimo. Estes médicos não só aplicam a anestesia, como também cuidam de você durante toda a operação e além dela. Controlam Pressão Arterial, Pulso, Ritmo Cardíaco, Respiração, Temperatura e outras funções orgânicas importantíssimas. Cuidam de tudo para que você esteja sem sofrimento, seguro e para que o cirurgião possa fazer o trabalho com tranquilidade. O Anestesiologista é o verdadeiro guardião de sua vida durante e logo após uma operação. Estará ao seu lado, durante todo o tempo da cirurgia, exclusivamente para cuidar de você, mesmo que você não perceba ou não se lembre de nada depois da anestesia.

  • Quais os principais efeitos colaterais de uma anestesia? exibir/recolher

    São diversos os tipos de anestesia que são utilizados em um procedimento cirúrgico, conforme as condições clinicas e cirúrgicas que se apresenta, com suas peculiaridades e necessidades. Os efeitos colaterais mais comuns são náuseas e vômitos, “dor de cabeça”, calafrios, e tremores. 

  • Quais os principais riscos ao se submeter a uma anestesia? exibir/recolher

    A anestesia teve uma evolução grande nesta realização de procedimentos cirúrgicos cada vez mais complexos. Ocorre, entretanto que a anestesia se utiliza de medicamentos que além de promoverem analgesia, inconsciência e relaxamento muscular determinam efeitos como depressão cardíaca e respiratória que são riscos previsíveis e contornados pelo profissional. A questão de risco depende muito também do estado clinico paciente, isto é, de doenças e fatores de risco que o paciente já possuía antes da realização da cirurgia. Existem cirurgias maiores e mais complexas, que o risco anestésico – cirúrgico como um todo, está aumentado. 

  • Como é a volta do paciente à consciência e a sensibilidade após a anestesia? exibir/recolher

    O anestesiologista deve observar o paciente até que tenham encerrados os principais efeitos relacionados à anestesia administrada. O paciente é encaminhado logo após a cirurgia à sala de Recuperação Pós Anestésica, onde será monitorizado e observado de maneira contínua até a alta para o quarto. 

  • Como você pode colaborar com sua própria segurança? exibir/recolher

    Não coma nem beba qualquer coisa, pelo menos oito horas antes da operação, nem água. É para ficar em jejum mesmo. Conte, ao Anestesiologista, os nomes de todos os remédios que você toma ou tomou regularmente. Em especial enumere aqueles a que você tem ALERGIA. Serão removidas de sua boca quaisquer peças dentárias móveis como dentaduras, pivôs, pontes, especialmente as de menor tamanho.

    Não use cosméticos ou produtos de beleza no dia da operação: deixe-os em casa. Não leve ao hospital, e muito menos para a Sala de Operações, joias pessoais como anéis, pulseiras, relógios de pulso, brincos, como também retire alfinetes, grampos de cabelo, perucas, cílios postiços e outros objetos desnecessários.

    Não mastigue goma de mascar antes da cirurgia, porque isto provoca aumento de ar e de sucos no estômago, o que pode causar vômito depois da operação.

    O cigarro, é bom largar pelo menos 15 dias antes da operação. Mas se é inveterado, reduza bastante: no máximo 1 cada 4 ou 5 horas. Siga, de forma obediente, as orientações dos seus médicos.

  • O que devo levar no ato da internação? exibir/recolher

    Para a realização da internação, são necessários os seguintes documentos:

    • Guia autorizada pelo plano de saúde;
    • RG,  CPF e Cartão Nacional de Saúde - CNS do paciente e RG E CPF do acompanhante;
    • Termo de consentimento informado do médico e anestesista;
    • Exames realizados;
    • Medicação de uso contínuo, se necessário.
  • A que horas devo comparecer ao hospital no dia da cirurgia? exibir/recolher

    Na data da internação é recomendável que o paciente chegue no mínimo, com uma hora de antecedência a cirurgia. Devendo sempre seguir o horário indicado pelo seu médico.

  • Como devo proceder quanto a consulta pré-anestésica? exibir/recolher

    Pode agendar pessoalmente ou pelo fone 3478.2043 ou 3478.2044;

    No dia da consulta deve trazer os documentos, RG, CPF e Cartão Nacional de Saúde - CNS;

    Trazer os exames realizados e a guia autorizada pelo plano de saúde.

  • O Hospital Unimed aceita outros convênios? exibir/recolher

    O Hospital Unimed Criciúma atende clientes:

     Unimed, SC Saúde e particular.

  • Posso pagar com cartão de crédito? exibir/recolher

    A parte hospitalar pode ser pago com cartão de crédito, os honorários médicos somente com cheque ou espécie.

  • Tenho direito a um Acompanhante? exibir/recolher

    Durante o período de internação todo paciente tem direito a um acompanhante, maior de idade. Independentemente do tipo de acomodação, salvo quando o paciente estiver na UTI.

  • O Hospital possui estacionamento? exibir/recolher

    Sim, o Hospital possui amplo estacionamento para clientes e médicos.

  • Qual o horário de visita? exibir/recolher

    As visitas dependem do tipo de acomodação:

    Semi-privativo – 16:00 às 20:00h

    Apartamentos – 09:00 às 21:00h

    UTI – Manhã: 11:00 às 11:30h

              Tarde: 15:00 às 15:30h

              Noite: 20:00 às 20:30h

  • Posso filmar o parto? exibir/recolher

    O Hospital possui um serviço de filmagem terceirizado, onde acompanham cerca de treze fotos, autorizado pela diretoria. Caso não queira contratar o serviço, fica autorizado fotografar o parto, mas não a filmagem.

  • Meu médico pode fazer minha cirurgia nesse Hospital? exibir/recolher

    Todos os médicos que fazem parte do corpo clínico do Hospital Unimed Criciúma podem internar seus pacientes, para tratamento clínico ou cirúrgico.

  • Posso conhecer o Hospital? exibir/recolher

    Sim, a qualquer momento, não necessita de agendamento. Temos sempre um profissional para acompanhar em qualquer dia da semana, é só entrar em contato com a recepção do Hospital.

  • Tem pediatra para atendimento de urgência? exibir/recolher

    Sim, o Hospital possui no pronto atendimento, médico pediatra e clínico 24h a disposição, para atendimento de urgência e emergência.

  • Posso levar alimentos para o paciente ou acompanhante? exibir/recolher

    Não, conforme norma do CCIH, não é permitida a entrada de alimentos para o paciente ou acompanhante nos quartos. Na cafeteria, tem o espaço reservado às refeições.

  • Pertences do paciente exibir/recolher

    O Hospital não se responsabiliza pelos pertences do paciente, portanto fica aos cuidados do acompanhante. O paciente deve procurar vir sem adornos ou joias para internar.

  • Autorização para cirurgia exibir/recolher

    O Hospital não faz autorizações, somente no Plano de Saúde, portanto entre em contato com o Plano de Saúde e envie a documentação necessária para autorizar o procedimento a ser realizado. Unimeds que não são local (0198) podem levar um prazo maior para autorização, portanto devem agilizar a solicitação de autorização.

  • Quais as especialidades do Pronto Atendimento do Hospital Unimed Criciúma? exibir/recolher

    O Hospital Unimed Criciúma apresenta no seu Corpo Clínico quase todas as especialidades da medicina. Atualmente estamos nos preparando para realizar procedimentos de alta complexidade como Neurocirurgia, Cirurgia cardíaca, procedimentos vasculares como colocação de endopróteses.

    No Pronto Atendimento temos um plantonista clínico por 24 horas, um segundo emergencista para o período das 9:00 às 21:00 e também com um pediatra de plantão 24 horas.

    Também contamos com várias especialidades na modalidade de *Plantão à Distância dando maior cobertura e segurança aos nossos clientes.

    Especialidades de Sobreaviso:

    • Cirurgia Geral
    • Cirurgia Pediátrica
    • Cirurgia Vascular
    • Clínica Geral
    • Pediatria para Sala de Parto

     

    *Plantão à Distância: Será acionado quando o médio plantonista, ou médico assistente de algum paciente internado necessitar a avaliação especializada de um colega especialista.

     

    Em breve contaremos com mais duas especialidades: Endoscopia e Neurocirurgia.

  • Tenho Direito a retorno das consultas realizada no Pronto Atendimento? exibir/recolher

    O Pronto Atendimento é dirigido para o atendimento apenas de situações EMERGÊNCIAIS.

    Este não é o local para atendimento AMBULATORIAL, isto é, para trazer resultados de exames, fazer uma retirada de sinal, ou uma biópsia, solicitar receita especial. Por este motivos o PA do Hospital Unimed Criciúma não proporciona o direito a uma consulta de retorno, ou acompanhamento ambulatorial.

  • Posso agendar uma consulta com um médico do Pronto Atendimento? exibir/recolher

    Os profissionais que atendem no nosso P.A. estão aqui para prestar atendimento às situações de urgência e emergência, sendo assim a consulta agendada foge a finalidade deste atendimento. Procure agendar consulta com o seu médico assistente no consultório ou clínica que ele atenda. 

  • Como envio o meu currículo para o Hospital ? exibir/recolher

    Disponibilizamos em nosso site uma área Trabalhe Conosco, com opção para aqueles que desejem trabalhar conosco.