Notícias

Notícias

Unimed Criciúma inova e investe ao trazer para a região treinamentos que simulam situações reais
Galeria de Mídia
18 de maio de 2017

Unimed Criciúma inova e investe ao trazer para a região treinamentos que simulam situações reais

A equipe de enfermagem do Hospital Unimed Criciúma composta por 97 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, participou nesta quarta-feira, dia 17, de um treinamento realístico de lesões de pele. Com foco principal na segurança do paciente, a iniciativa visou também proporcionar aos colaboradores o conhecimento de todos os dispositivos de uso de curativos padronizados pela instituição.
De acordo com a gerente de enfermagem do Hospital Unimed Criciúma, Denise Maccarini Tereza, o treinamento realístico faz com que os colaboradores se aproximem das situações reais do dia a dia ao estágio do tratamento. “Com este recurso eles conseguem ter uma dimensão do que poderiam fazer em situação de stress. No treinamento os profissionais têm tempo de dialogar e discutir os casos e planejar um cuidado maior ao paciente, no dia a dia este tempo é muito mais curto”, comenta.
Foram demonstradas aos colaboradores as lesões mais recorrente na instituição, ou seja, conforme o perfil epidemiológico do hospital. Os casos mais comuns são as queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau; as úlceras por pressão na categoria um, dois, três e quarto; bem como as ostomias. Todas estas lesões foram apresentadas em forma de maquiagem artística no corpo humano para a melhor explanação dos palestrantes e entendimento por parte da equipe de enfermagem.
As maquiagens foram realizadas pela maquiadora artística Karine Baggio e as palestras foram auxiliadas pela equipe da assessoria técnica da empresa Fufa/SC e Convatec na presença das enfermeiras estomaterapeutas (especialistas em feridas, estomias e incontinência), Daniela Mafioletti Floriano e Juliana Peres Amaral. Ainda de acordo com Denise, a alta direção do hospital apoia e incentiva estas novas práticas, sempre com intuito se assegurar a segurança do paciente. “É também com iniciativas deste porte que construímos dentro da nossa instituição um time mais forte e eficiente”, complementa Denise. 

Outras Notícias