Notícias

Notícias

13 de setembro de 2018

Segurança do paciente é tema em capacitação profissional

A segurança dos pacientes é uma das maiores preocupações do Hospital Unimed Criciúma. Para garantir uma assistência em saúde de qualidade e segura, a instituição hospitalar investe diariamente na capacitação de seus colaboradores. Durante esta quinta-feira, dia 13 de setembro, o setor Gestão de Qualidade promove atividades e discussões sobre a temática “Juntos pela Segurança do Paciente”, pautado no atendimento de criar e recriar espaços de aprendizagem profissional.



A capacitação e desenvolvimento dos profissionais envolveu todos os setores e mais de 300 colaboradores, divididos e turmas e períodos. Foram realizadas atividades lúdicas, como o jogo “Trilha da Saúde”, “Mapa Estratégico” e apresentação teatral “Diretrizes Clínicas”. “Cada atividade preparada teve como objetivo principal o de fazer com que os funcionários entendam ainda mais a inter-relação dos processos de segurança e trabalhem juntos para o resultado na qualidade, segurança, satisfação e o atendimento as expectativas dos clientes”, explica a gestora da qualidade da Unimed Criciúma, Síntia Michels. “Trabalhamos diariamente com a disseminação da cultura de segurança do paciente, mas uma vez ao ano paramos e realizamos esta mobilização entre as equipes. Um momento de conscientização, de aprendizado”, ressalta.



A gerente de enfermagem do hospital, Denise Maccarini Tereza, destaca a importância das ações na uniformização do conhecimento de toda a equipe. “O desenvolvimento de estratégias no Hospital Unimed depende do conhecimento e o cumprimento de um conjunto de normas e regulamentos que regem o funcionamento do mesmo. Ações como essas fortalecem a consolidação de uma política de segurança e proporciona estímulos à utilização rotineira de protocolos e diretrizes clínicas”.  “A segurança do paciente é um dos seis atributos da qualidade no cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais, com a finalidade de oferecer uma assistência segura”, acentua.



 



 



 


Outras Notícias