Notícias

Notícias

Novo material cirúrgico é utilizado em cirurgia ginecológica
Galeria de Mídia
08 de abril de 2019

Novo material cirúrgico é utilizado em cirurgia ginecológica

Por meio de videocirurgia e transmissão ao vivo, mais de 20 médicos cooperados da Unimed Criciúma puderam acompanhar a realização de uma sacrocolpopexia. O procedimento cirúrgico foi realizado com a utilização de uma tela Upsylon – malha para facilitar o posicionamento e fixação da vagina dentro da pelve feminina. Esta é a primeira vez, na região, que o novo material é utilizado.


Sacrocolpopexia consiste na correção do lapso genital feminino, por meio de cirurgia laparoscopia, via abdominal. A cirurgia foi realizada em uma mulher de 38 anos, pelo cirurgião geral, Dr. Irani  Valentin Alberton Júnior, com o auxílio do ginecologista, Dr. Christiano Justiano de Medeiros Ribeiro e participação especial do urologista de Curitiba, Dr. Dilermando Pereira de Almeida Neto. “A videocirurgia para uterocele (útero caído) serve para recuperação anatômica por meio da fixação da cúpula vaginal com tela.  Através de três pequenos orifícios, retira-se o útero e com esta nova tela se tem uma afixação anterior e posterior da cúpula vaginal”, esclarece Dr. Irani. “Estudos mostram menos rejeição a este novo material. O paciente retorna às suas atividades precocemente, com menos dor pós-operatória”, acrescenta.


Segundo o urologista Dilermando, a cirurgia laparoscopia via abdominal, com a utilização da tela, ajuda a sustentar a vagina dentro da pelve feminina. “A vantagem maior está relacionada a não lesão da vagina durante o procedimento, pois, ao ser corrigido os prolapsos genitais, eventualmente é necessário realizar incisão vaginal. Tudo isso pode aumentar o risco de erosão ou mesmo de recidivas de prolapsos”, destaca. O médico preceptor possui formação e experiência na técnica. Conta com cinco anos de residência na França, voltado na área de para Laparoscopia e Uroginecologia


Após a cirurgia, foi apresentado estudo de caso, aberto espaço para comentários e debates aos cooperados. A tela Upsylon, fabricado pela Boston Scientific e distribuída pela Jomhédica, possui tecnologia de baixa área de superfície que minimiza o contato da malha com a parede vaginal. As características de manuseio da malha, poros largos e cor azul são projetadas no fácil posicionamento e fixação para auxiliar a colocação. 

Outras Notícias