Por que ter o seu bebê no Hospital Unimed Criciúma?

A chegada de um filho é sempre um momento de muita alegria e expectativas. São muitos os preparativos e cuidados que se deve ter ao receber esta nova vida. Por esse motivo a escolha da maternidade onde seu filho vai nascer é fundamental. No Hospital Unimed Criciúma, você recebe atenção e carinho em um ambiente aconchegante, cercado pelos melhores profissionais. Tudo para receber a pessoa mais importante da sua vida: o seu bebê.

"Cuidar de você. Esse é o plano"
Ultrassom mask

Recepção Centro Obstétrico

Sala de parto normal

Sala cesárea

Sala de recuperação

Diferenciais da Maternidade Luz

Atendimento individualizado com as gestantes

Sala de parto com banheira

Sala de recuperação incluindo acompanhante

Musicoterapia

Aromaterapia

Luminosidade especial

camera O bebe nasceu?
Agora é só flash!
lupa
Heitor Zanelatto Casagrande

Heitor Zanelatto Casagrande

15/04/2024

botão download
Isabella Souza Aguiar

Isabella Souza Aguiar

15/04/2024

botão download
Eduarda Campanholi Nazario

Eduarda Campanholi Nazario

08/04/2024

botão download
Nikolas Miotto Seirfert

Nikolas Miotto Seirfert

02/04/2024

botão download
Pérola da Silva Gourlat

Pérola da Silva Gourlat

02/04/2024

botão download
Lorena Pagani Althoff

Lorena Pagani Althoff

31/03/2024

botão download
Ver mais

Que tipo de parto escolher?

Conheça abaixo os detalhes de nossos procedimentos de acordo
com o tipo de parto e decida qual a melhor opção para você e seu bebê.

Normal

A sala de parto é equipada com a cama PPP (pré parto, parto e puerpério) onde estimula e auxilia no nascimento. A equipe orienta e auxilia a mãe durante todo o trabalho de parto, respeitando as suas crenças e valores éticos.

A humanização da assistência ao parto, busca resgatar o caráter natural e fisiológico do nascimento de uma forma prazerosa, segura e saudável. Assim proporciona à gestante uma vivência positiva e sem traumas num dos momentos mais importantes de sua vida e de seu filho.

Durante o trabalho de parto você pode contar com as seguintes ações:

  • Um acompanhante durante todo o trabalho de parto e parto.
  • A entrada de doula previamente cadastrada.
  • Métodos não farmacológicos para o alívio da dor.

Cesariana

A cesariana é um parto cirúrgico que consiste num procedimento médico que tem em vista retirar o bebê do útero. Como se trata de uma cirurgia é praticada no Centro Cirúrgico da Mulher. A duração média de uma cesariana é de 60 minutos.

A cesariana poderá ser indicada pelo médico com participação da gestante devido a alguma alteração na gestação ou poderá ser programada pelos pais e pelo Obstetra (procedimento eletivo previamente marcado pelo médico no Hospital Unimed).

A mãe tem pleno direito de escolher a via de parto, mas cabe ao obstetra esclarecer todos as vantagens do parto normal antes de aceitar a realização de um parto Cesário sem plena indicação médica. Em geral, as mães que optam pela cesárea o fazem por medo das dores do parto, por traumas psicológicos devido a problemas no parto vaginal em familiares ou amigos, ou por pressões familiares/profissionais para que a gravidez tenha uma data de término previamente estipulada.

Algumas medidas para melhorar o bem estar da mãe

Medidas ambientais

Diminuição da Luminosidade do
ambiente

Aromaterapia

Privacidade (cuidado individualizado)

Musicoterapia

Medidas físicas

Caminhadas durante o trabalho de parto

Exercicíos Pélvicos

Massagens corporais com óleos
específicos e massageadores

Exercicíos respiratórios

Banho terapêutico (chuveiro)

Bola Suíça

Cavalinho

Cadeira de Parto

Banco em “U”

Após o nascimento

Amamentação na primeira hora de vida

Clampeamento tardio do Cordão
Umbilical

Contato pele a pele de imediato

Os primeiros cuidados com o recém-nascido são realizados na sala de parto, ao lado da mãe. Sendo identificado o bebe com uso de pulseiras triplas

Está chegando a hora?

Saiba o que é preciso levar para a maternidade, preencha seu plano de parto e programe-se com um serviço de filmagem para eternizar esse momento.

lista Lista do que levar para
mamãe do bebê
Download
parto Plano de parto Download

Serviço de Filmagem

O dia do nascimento de um filho é um momento especial e único na vida do casal, esse momento tão lindo merece ser eternizado!

O Hospital Unimed possui uma equipe de filmagem exclusiva para parto, mas não se esqueça, o serviço precisa ser agendado com antecedência na nossa recepção.

Curso Gestante




Dúvidas Frequentes

Pode ser que suas dúvidas também sejam de outras mamães e
papais. Abaixo listamos as dúvidas mais comuns e também suas
respostas.

Até quando dar o peito?

O seio materno exclusivo deve ser oferecido no mínimo por um período de 6 meses e sua duração máxima vai depender da disponibilidade materna e interesse do bebê. O ministério da saúde orienta que o aleitamento materno continue pelo menos até os 2 anos.

Como saber se a criança está engordando, se o leite (a qualidade e quantidade) está suficiente?

Na primeira consulta com o pediatra que ocorre em torno de 7 a 15 dias de pós-parto, o bebê será pesado e este médico avaliará se o leite materno está sendo suficiente.

A alimentação influencia no leite da mãe?

A orientação é que a mãe mantenha uma alimentação saudável e uma ingestão de líquidos adequada. É mito crer que determinados alimentos influenciem na produção de leite ou na cólica do bebê.

De quanto em quanto tempo a criança deve amamentar nas primeiras semanas?

A amamentação deve ser livre, sem horários pré-estabelecidos. O bebê deve ser levado ao seio sempre que solicitar e quando estiver no seio manter a sucção efetiva.

Como deve ser a dieta após o parto?

A dieta deve ser a mesma que a mãe teve durante a gestação para não influenciar a qualidade do leite materno e a saúde da criança. Como sugestão evitar comidas muito temperadas e quem causam flatulência como por exemplo couve, brócolis, repolho.

Estou amamentando e ainda não fiquei menstruada. Isso é normal?

Sim. Não é por acaso que a amamentação é considerada um método contraceptivo, mesmo que pouco confiável. Mães que amamentam, em geral, deixam de menstruar nesse período. Mas isso, não é regra. Algumas podem menstruar e até engravidar enquanto amamentam, embora as chances sejam menores.

Fique atenta aos sinais de alerta para procurar o hospital (parto normal e cesariana)

– Temperatura oral acima de 37,8° C;
– Vermelhidão nas mamas;
– Vermelhidão ou saída de pus ou sangue na cicatriz cesárea;
– Sangramento vaginal em grande quantidade

É preciso passar algum medicamento no local da cicatriz da cesárea?

Não, somente lavar com água e sabonete neutro e, após secar com uma toalha de algodão o local.

É necessário retirar os pontos da cesárea?

Vai depender do tipo de fio, se for transparente não precisa retirar o próprio organismo absorve e, se for fio preto em torno de 10 a 15 dias.

É normal sangrar até dois meses depois do parto?

Sim, é o chamado lóquios. Ou seja, perda de sangue, muco e tecidos do interior do útero durante o período puerperal. Nos partos normais, o corrimento escurece até o final do primeiro mês. Depois, por mais um mês, uma secreção amarelada ainda permanece na região. Em pacientes submetidas à cesariana, o sangramento pode se prolongar até o segundo mês.

A maternidade é um sonho, mas estou me sentindo triste. Por que isso acontece?

Sete em cada dez mães experimentam essa tristeza depois do parto. Também conhecida por blues, ela decorre de modificações neuro-hormonais. Do ponto de vista psicológico, essa emoção está associada a medo e ansiedade, que podem afetar o humor da mulher.

Estou sentindo muita dor quando amamento. Será que estou fazendo algo errado?

Sim, essa dor pode acometer o bico do seio. É que essa dor só acontece quando o bebê não está pegando direito o peito. Nesse caso, é importante pedir orientações ao seu obstetra ou ao pediatra da criança.

O que faço para evitar que o leite empedre?

Dar o peito sempre que o bebê tiver fome e fazer o rodízio de mamas, esvaziando cada uma delas até ficarem flácidas. Verifique também se o bebê está pegando o peito corretamente e conseguindo mamar ( boca de peixe). Se a criança não quiser mamar ou se tiver com muita produção de leite é conveniente retirar cuidadosamente o excesso. Existem acessórios próprios para isso. Você pode guardar o leite para oferecê-lo mais tarde. O leite em temperatura ambiente poderá ficar por 60 minutos, em geladeira 12 horas e congelado 15 dias.

Quanto tempo o leite demora para descer?

A apojadura, como é chamada a “ descida do leite”, acontece entre o terceiro e o sétimo dia depois do parto. O líquido que sai antes se chama colostro é de cor amarelada rico em anticorpos e por isso também é muito importante para o recém-nascido.

É normal os pés continuarem inchados após o parto?

Absolutamente normal. Isso acontece por causa das alterações do organismo durante a gestação. Mas fique tranquila, já que seu pé desincha em torno de 7 a 15 dias.

Dicas para Cuidar do seu bebê

Vacinas

O Recém-nascido deve receber, logo ao nascer, vacinas contra a hepatite B e contra tuberculose (BCG). As demais vacinas também devem ser administradas de acordo com o Calendário Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Teste do pézinho

O teste do pezinho deve ser realizado entre o 3º e o 7º dia de vida. deve-se levar ao laboratório a guia de solicitação entregue na alta.

Teste da Orelhinha

O teste da Orelhinha é realizado pela Fonoaudióloga, geralmente na primeira semana após o nascimento.

Consulta com Pediatra

O retorno ao Pediatra deve ocorrer entre o 7º e o 10º dia de vida do bebê. Ligue para o pediatra de sua escolha e agende.

Pele

Durante o primeiro mês de vida dê preferência para produtos exclusivos para recém-nascidos.

Troca de Fralda

A troca de fralda deve acontecer antes de cada mamada e quando você observar que está suja.

Higiene do colo Umbilical

Realizar a higiene com álcool 70% e auxilio de gaze e cotonete e em toda a circunferência do coto. Lembre-se a limpeza deve ser realizada em cada troca de fralda e após o banho.

Espirros

É comum o bebê apresentar logo após o nascimento espirros. Não é resfriado, não se preocupe.

Pomada

A pomada preventiva de assadura deverá ser utilizada após higiene nas trocas de fraldas, lembre-se em caso de assaduras consultar com o pediatra.

Roupas (verão/inverno)

Quando escolher a roupa para o bebê deve-se observar as roupas que os pais estejam vestindo, pois o bebê necessita de uma peça a mais. Lembre-se não o aqueça em excesso.

Cólicas

As cólicas geralmente aparecem a partir da segunda semana de vida, caracteriza-se por um choro inconsolável, súbito, aparecem todos os dias e geralmente nos mesmos horários. Se a criança está chorando constantemente e sobretudo antes dos 15 dias de vida, procure um pediatra. Mesmo quando o bebê estiver choroso procure passar calma dando carinho e aconchego, mesmo com a dor o seu bebe vai gostar do carinho.

Banho

O banho do bebê deve ser realizado no mínimo 1 vez ao dia. Se necessário pode ser realizado mais de 01 banho.

Sono

O recém-nascido dormem em média 10 a 18 horas por dia, sendo distribuídas no período de 24h. Assim o bebê dorme 2 a 5 horas de cada vez. Lembre-se a posição correta de dormir é de barriga para cima.

Choro

O choro do seu bebê não significa somente dor. Fique atenta: fraldas sujas, excesso de roupas, roupas apertadas, fome, calor ou frio também serão manifestadas em forma de choro.

Icterícia

A Icterícia caracteriza-se pela cor amarelada da pele e dos olhos. Nestes casos o pediatra deverá ser consultado.

Dicas para Visitantes

Vai visitar a mamãe e o bebê no hospital? Dê uma olhadinha na nossa lista de dicas.
Pequenas atitudes contribuem para uma boa recuperação das mamães e dos bebês.

  • Higienize as mãos antes e após entrar no quarto;
  • Não deite ou sente no leito (inclusive crianças), pois é de uso exclusivo da mãe, também não coloque sobre eles bolsas e sacolas;
  • Evitar trazer ou enviar arranjos florais com perfumes fortes;
  • Não use perfume com fragrância forte e não fume antes da visita;
  • Dê privacidade à mamãe quando for o momento de amamentar;
  • Não fale alto dentro dos quartos e evite atender o celular durante a visita;
  • Não faça visitas prolongadas e evite aglomeração de pessoas no quarto;
  • Não circule na dependência da Maternidade, ou visite outros quartos com o bebê;

Envie seu recado para a mamãe e o papai