O Hospital

Certificações



Hospital Unimed Conquista Selo Ouro de Sustentabilidade dos Hospitais do Sistema Unimed Ano 2018

Em 2018, o Hospital Unimed Criciúma conquistou o Selo de Sustentabilidade em Gestão, expedido pela Unimed do Brasil. O certificado é concedido as instituições próprias do Sistema Unimed que desenvolvem atividades de forma ética e transparente, com uma gestão sustentável de seu negócio e equilíbrio econômico, social, ambiental. Sempre respeitando o relacionamento com seu público.

Nos critérios da premiação, foram observados indicadores ligados as gestões organizacionais, do corpo clínico, de pessoas, saúde e segurança; meio ambiente, acessibilidade e mobilidade, além de certificações e indicadores de gestão hospitalar.



Prêmio Diamante em Fixação Segura de Cateteres

O Hospital Unimed de Criciúma foi reconhecido em 2018, pelo 6º ano consecutivo, como uma das instituições brasileiras que atende à todas as recomendações, nacionais e internacionais, estabelecidas na fixação segura de dispositivos médicos, diminuindo perdas acidentais, lesões nos pacientes e melhorias na segurança. Auditado pela divisão hospitalar da 3M do Brasil, recebeu o prêmio “Diamante em Fixação Segura de Cateteres”, em evento realizado em Curitiba.

Esta certificação representa mais uma prova da preocupação constante da instituição hospitalar em renovar métodos e processos em prol da segurança do paciente – objetivo final em todas as atividades de cuidado. A 3M realiza análises baseadas nas normas estabelecidas pela Associação para o Avanço da Instrumentação Médica e também pela Associação de Enfermeiras de Centros Cirúrgicos e Centrais de Materiais, ambas sediadas nos Estados Unidos.



Qualidade de atendimento e Programa de prevenção

A instituição hospitalar também é reconhecida na qualidade de atendimento, com o prêmio “Preparo da Pele e Normoterapia”. Em 2012, foram conquistadas outras duas premiações: “Programa de Prevenção de Lesões de Pele” e “Esterilização Hospitalar”, que continua sendo recertificada anualmente. As certificações comprovam o grande trabalho que o Hospital desenvolve na implementação de práticas de excelência em rotinas de trabalho, todas avaliadas em três pilares: educação, evidência e tecnologia.



Certificado Excelência pela ONA

Em outubro de 2017, o Laboratório Unimed recebeu a avaliação de Excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) - nível máximo dessa certificação. Antes, em 2013, o laboratório, juntamente com o hospital, foi acreditado pela ONA com o certificado Pleno.

Outra certificação conquistada desde o início das atividades da instituição hospitalar e do laboratório foi a dos Ensaios de Proficiência, emitida pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, reconhecido pelo Ministério da Saúde via ANVISA/REBLAS. Desde 2008, o Laboratório Unimed conquista, todos os anos, este certificado.

O Ensaio de Proficiência, também conhecido como controle externo, é uma sistemática contínua e periódica, constituída por avaliações de resultados obtidos pelo laboratório na análise de materiais desconhecidos que simulam pacientes. Entre os benefícios, podemos destacar a padronização da fase analítica frente ao mercado, a eficiência do controle interno e a promoção de ações corretivas e/ou preventivas.



Selo Best Practice

A instituição hospitalar conquistou em dezembro de 2018 o Selo Best Practice – Esterilização 3M – Acreditação ONA, nível 03, e o Selo Ouro de Sustentabilidade. Já a Unimed Criciúma foi classificada no nível 1 em Qualificação e Precificação, pelo Sistema Federação Unimed do Estado de Santa Catarina. Essas conquistas representam a excelência dos serviços prestados e o cuidado especial que a instituição dedica a todos os clientes.



Certificados